NFTS
O sistema de ficheiros NTFS (New Technology File System) utiliza um sistema baseado numa estrutura chamada “tabela de ficheiros soberana”, ou MFT (Master File table), permitindo conter informações detalhadas sobre os ficheiros. Este sistema permite assim a utilização de nomes longos mas, contrariamente ao sistema FAT32, é sensível à ruptura, ou seja, é capaz de diferenciar nomes em maiúsculas e nomes em minúsculas.
PaNo que diz respeito aos desempenhos, o acesso aos ficheiros numa partição NTFS é mais rápido que numa partição de tipo FAT, porque utiliza uma árvore binária eficiente para localizar os ficheiros. O limite teórico da dimensão de uma partição é de 16 exaoctets (17 mil milhões de To), mas o limite físico de um disco é de 2To.
É a nível da segurança que o NTFS ganha muita importância, porque permite definir atributos para cada ficheiro. A versão 5 deste sistema de ficheiros (em padrão no Windows 2000 com o pseudónimo NT 5) traz ainda novas funcionalidades, entre as quais desempenhos acrescidos, quotas de disco por volume definidas para cada utilizador. NTFS v.5 deveria também trazer a possibilidade de administração à distância…
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário